Mundo Grande - Carlos Drummond de Andrade



Memoria viva apresenta, Drummond na voz de Drummond

Mundo Grande

Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.

Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabem os homens.
Os homens estão cá fora, estão na rua.
A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava.
Mas também a rua não cabe todos os homens.
A rua é menor que o mundo.
O mundo é grande.

Tu sabes como é grande o mundo.
Conheces os navios que levam petróleo e livros, carne e algodão.
Viste as diferentes cores dos homens,
as diferentes dores dos homens,
sabes como é difícil sofrer tudo isso, amontoar tudo isso
num só peito de homem... sem que ele estale.

Fecha os olhos e esquece.
Escuta a água nos vidros,
tão calma, não anuncia nada.
Entretanto escorre nas mãos,
tão calma! Vai inundando tudo...
Renascerão as cidades submersas?
Os homens submersos – voltarão?

Meu coração não sabe.
Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro
como é triste ignorar certas coisas.
(Na solidão de indivíduo
desaprendi a linguagem
com que homens se comunicam.)

Outrora escutei os anjos,
as sonatas, os poemas, as confissões patéticas.
Nunca escutei voz de gente.
Em verdade sou muito pobre.

Outrora viajei
países imaginários, fáceis de habitar,
ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao suicídio.

Meus amigos foram às ilhas.
Ilhas perdem o homem.
Entretanto alguns se salvaram e
trouxeram a notícia
de que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias,
entre o fogo e o amor.

Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode.
– Ó vida futura! Nós te criaremos.

Lembradas tintas




Aquelas tintas onde nos sujávamos quando crianças
eram parte dos futuros quadros da vida
e agora, ela, com todas as suas pinturas
enquadradas nos marcos da memória
onde algumas mofam nas paredes da saudade
e outras se expoem nas galerias das esquinas

Maior planta carnívora do mundo atrai visitantes na Suíça



O raro florescimento da maior planta carnívora do mundo atraiu muita gente ao jardim botânico da cidade suiça de Basel. Aqui você vê como a planta foi crescendo nos últimos dias, até desabrochar totalmente nesse sábado. A espécie é natural da Indosénia e essa planta de dezessete anos nunca havia florescido antes. Os exemplares da espécie costumam morrer depois de ficar abertos apenas por um ou dois dias. A Amorphophallus titanum é conhecida como flor cadáver por causa do mal cheiro forte que exala, para atrair insetos, muitos turistas prendem a respiração quando chegam perto dela. Mesmo asim o jardim botânico suiço espera atrair cerca de dez mil pessoas com a atração.

Economia brasileira volta a crescer



O PIB é a soma de tudo que o Brasil produz e em dois mil e dez a produção dessas riquezas foi recorde, o crescimendo da economia ficou em sete e meio porcento e quem mais ajudou para este resultado foi a indústria, que cresceu dez vírgula um porcento, em seguida vem a agricultura com um desempenho de seis virgula cinco porcento e o setor de serviços cresceu cinco vírgula quatro porcento, segundo o Ministro da Fazenda, o Brasil ficou em quinto lugar entre os vinte países com as maiores economias do mundo, por um lado um investimento forte e por um lado um mercado bastante robusto, são os dois parâmetros que dão esse dinamismo e resultam nesse crecimento de sete e meio porcento, crescimento recorde nos últimos tempos, que veio acompanhado também da geração recorde de empregos que foi de mais de dois e meio milhões de empregos.

Marco Aurélio que o diga, aproveitou o bom momento nesta fábrica, foi contratado no ano passado e já comemora a primeira promoção.

Eu comecei como auxiliar de serviços gerais fiquei aqui mais ou menos um mês em serviços gerais e já to aqui já na montagem
- tem change de crescer?
- muita chance, aqui é sucesso garantido.

Funcionário satisfeito também é sinal de empresa que cresce, a fábrica segue o mesmo desempenho da indústria em dois mil e dez e faz contas para aumentar ainda mais o faturamente neste ano.

O faturamente cresceu doze porcento em dois mil e dez em relação a dois mil e nove e só não cresceu mais por causa da copa do mundo que para o nosso seguimento não é tão bom, pra esse ano a gente já espera crescer vinte porcento, o faturamento.

E tanto trabalho lá na fábrica é reflexo do que acontece aqui, se a indústria está produzindo mais, tem mais gente trabalhando e portanto com mais dinheiro disponível pra gastar, e o resultado, recorde também no consumo das famílias que registrou um aumento de sete e meio porcento em dois mil e dez.

Eu comprei uma estante pra casa, comprei uma televisao, um fogão que eu tava precisando, né? Eu já consegui comprar.

Logo no início eu comprei um carro zero, e deu pra mim dar uma alavanca na minha casa.

Nessa parte foi bom demais pra mim a formatura deles, todos formados, o que pôde né? E a gente ter concluido o bem da casa, ter terminado, ter tudo, foi bom demais.

É assim que a roda da economia não para de girar.

EUA passam a usar aviões não-tripulados na Líbia



Os Estados Unidos estão utilizando aviões não tripulados em ataques na Líbia como parte da operação da OTAN para ajudar os rebeldes contrários ao coronel Muammar Gaddaf, estes aparelhos têm a capacidade de localizar e destruir pequenos alvos a quilômetros de distância, os mesmos aviões já foram utilizados em missões americanas no Paquistão e no Afeganistão, para combater militantes islâmicos, no caso da Líbia os Estados Unidos consideram os aviões não tripulados mais eficientes e precisos do que os caças convencionais, já que os combates ocorrem em áreas urbanas e povoadas. O secretário de defesa americano Robert Gates diz que o presidente Barack Obama autorizou pessoalmente o uso de aviões não tripulados para realizar os ataques. Especialistas dizem que o uso dessas aeronaves no bombardeios é sinal de um maior envolvimento dos americanos na Líbia depois de terem entregue o comando das operações a OTAN.

Energia renovável: economia para residências e empresas


Painel solar para aquecimento de água já não é novidade, mas agora começam a chegar ao mercado painéis novos que transformam a luz do sol em eletricidade, veja como eles funcionam. Sabe aquela calculadora que não usa bateria e funciona a base de energia solar? bom, essa plaquinha aqui chamada de fotovoltaica é a responsável por fazer o sistema funcionar, hoje essa tecnologia ganhou proporções maiores tanto é que já é possível, por exemplo, abastecer os escritórios de uma grande fábrica. A mecânica das placas fotovoltaicas feitas para a produção de energia elétrica é muito simples os módulos captam os raios solares enquanto que os inversores os transformam em energia elétrica alternada pronta para ser utilizada em qualquer ambiente. Hoje essa energia ela representa em torno de trinta a quarenta porcento do nosso consumo de energia dos escritórios, isso representa em torno do que seriam nove residências, né, pro padrão médio brasileiro, então trata-se já de uma energia significativa. Toda energia gerada pelos módulos é utilizada no ato, a estrutura não acumula eletricidade, assim, o que não for consumido é distribuído pela rede elétrica comum quem tem a tarefa de gerenciar todo sistema são esses painéis vermelhos por meio desse aparelhinho aqui é possível verificar a quantidade de energia que está sendo produzida naquele momento, puxar um histórico dos últimos trinta dias ou até mesmo o acumulado desde a instalação dos equipamentos. No Brasil essa tecnologia ainda não conta com um mercado atrativo, mas na Europa e Estados Unidos desde dois mil e três o setor cresce em média cinquenta porcento a cada ano segundo o Instituto de Energia da U da Califórnia, o uso residencial ainda não existe por aqui, devido ao custo dos equipamentos que pode chegar a trinta mil reais. Na Alemanha, no entanto, o cenário é outro e o retorno do investimento pode ser sentido no bolso em menos de dez anos, prova de que essa pode ser uma alternativa viável. Pra residência, essa energia ela ainda precisa de uma regulação e de maiores incentivos pra você ai balancear o custo de investimento. E por falar em incentivo o setor de energias limpas como um todo pode receber uma notícia muito boa em breve, o Governo Federal deve anunciar um plano para impulsionar a produção de carros elétricos no país, seguimento ainda pouco explorado até hoje. Reduçao do IPI o imporsto sobre produtos industrializados e investimentos em pesquisa e desenvolvimento são algumas das possíveis medidas.
Se você é ligado em soluções sustentáveis, acesse agora o olhardigital.com.br e visite a nossa seção de TI verde, você encontrará materias como a do primeiro eletroposto do Brasil que abastece scooters elétricas fabricadas na grande São Paulo. Entao corra pra lá e fique por dentro desse mundo onde inovação e ecologia andam lado a lado.

Roda Viva - Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro




Boa noite o Roda Viva de hoje recebe Edurado Paes, prefeito do Rio de Janeiro, ele vem ao programa ainda chocado como todos nós com o terrível massacre de crianças ocorrido numa escola de Realengo, nós vamos falar sobre segurança pública, porte de armas, educação e também de jogos olímpicos e da retomada dos investimentos na cidade. você não pode perder, te espero depois do jornal da cultura, no Roda Viva.

Fidel Castro faz aparição inesperada em congresso em Cuba



O ex-presidente de Cuba Fidel Castro apareceu inesperadamente no Congresso do Partido Comunista do país, ao lado de seu irmão e atual presidente Raul Castro, Fidel foi ovacionado pelos delegados do partido na capital Havana.Foi a primeira vez que os irmãos Castro apareceram em público juntos, desde que Fidel entregou a presidência a Raul, há cinco anos.

Para o correspondente da BBC em Cuba Michael Voss, a presença de Fidel sinaliza apoio
às mudanças econômicas que vêm sendo promovidas por seu irmão, mas o correspondente diz que a aparição do ex presidente pode também ter sido sua despedida da política cubana já que sua saúde está cada vez mais frágil.